domingo, 28 de outubro de 2012

Food Day

No dia 28 tivemos o dia da comida com os outros intercambistas do distrito 1470, eu tinha combinado com a Vanessa para fazermos coxinhas.

Sábado, um dia antes, o Dylan dos EUA que tá morando em Bornholm, uma ilha ao lado da Suécia mas que faz parte da Dinamarca, dormiu na minha casa, passeamos por Copenhague no sábado e o inesperado aconteceu, ele foi checado no metrô. Nunca checam o metrô, até porque nem motorista tem, mas de vez em quando os fiscais surgem lá pra fazer uma gracinha. Terminou que eu e ele tentamos enrolar o fiscal mas não deu e o Dylan recebeu uma multa, ele provavelmente não deve ter pago hahah


Mas focando no dia da comida, domingo de manhã cedo partimos para Hillerød, onde tem o castelo de Frederiksborg e é também onde a Vanessa mora (na verdade é um bairro um pouco afastado da cidade), iríamos fazer as coxinhas na casa dela. Já na sexta tínhamos comprado tudo pra fazer as coxinhas e depois de umas 3 horas no preparo da massa, cozinhando o frango e etc. terminamos. Elas ficaram muuuuuuuito boas uma pena que esqueci de tirar fotos delas. A Vanessa também fez doce de leite.

Não sei se já comentei mas eu acho muito legal os encontros que temos com os intercambistas do distrito, é incrível ver o encontro de tantas culturas.

Enfim, chegamos no local de sempre, com um pouco de tempo ainda então Vanessa foi no Føtex que tem no shopping alí perto pra comprar bolachas maria (aqui elas se chamam Marie).
Arrumamos as mesas do lugar e foram chegando todos. Era pra eu ter tirado fotos, mas esqueci completamente. Tinha de tudo lá, guacamole, nachos, Banana bread, pão de queijo, brigadeiro, vegemite, salada de frutas, noodles taiwanês, chocolate chip cookies, etc. Tivemos que falar sobre nossas comidas e depois o Thomas deu uns avisos lá, devoramos tudo. As coxinhas evaporaram, sinal de que estavam boas mesmo. Depois fomos embora, não lembro se fui pra casa ou se fiquei por lá pra hyggear com os outros intercambistas.

Vi ses!!
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:01 1 comentários
domingo, 28 de outubro de 2012

Food Day

No dia 28 tivemos o dia da comida com os outros intercambistas do distrito 1470, eu tinha combinado com a Vanessa para fazermos coxinhas. ...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:01 1 comentários
quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Halloween no Tivoli

Não sei se falei em algum outro post, mas o Tivoli é um parque de diversões no centro de Copenhague. Fica em frente a estação de trem principal e é um lugar que vale muito a pena conhecer. Dizem que a EuroDisney foi inspirada nele. Devo ter ido lá umas 6 vezes e o mais interessante é que dependendo da época do ano eles tem uma decoração e shows especiais, como no Halloween.

A decoração de Halloween do parque tava muito legal e por conta de uns personagens de terror o parque ficou restrito aos +13 anos, apesar de que nem fazia medo. Na frente do palco principal eles montaram uma espécie de feirinha onde se vendia de comida à fantasias e no palco estava tendo uma apresentação meio infantil.

Pedro, Júlia, Isabelle, Túlio, eu e Vanessa na entrada da atração
Mas a atração principal da noite era uma "casa assombrada", não consigo lembrar quanto paguei pra ir no brinquedo, mas acredito que entre 30-50 coroas dinamarquesas fora as 100 coroas para entrar no parque. Você também pode pagar 199 coroas no passe-livre mas só queríamos ir nesse brinquedo exclusivo da época.
Lá fomos nós, na minha vez foi o Pedro, Júlia, Isabelle, Túlio e Vanessa, passamos o percusso todo agarrado uns nos outros e o começo foi bem engraçado, apareceu uma mulher que parecia a exorcista e começou a falar em dinamarquês, eu não conseguia decifrar o que ela falava então perguntei duas vezes em dinamarquês o que ela tava falando, ela tava ficando impaciente até que perguntei se ela falava inglês e ela deu um grito: "HE'S COMING MWAHAHAHAH" e saiu correndo.
Por fim eu esperava mais daquele brinquedo, foi super rápido e nem assustou tanto quanto as propagandas mostravam.


Pedro, Paula, Maida, Júlia, Krystal, Gabriel, eu e as amigas dinamarquesas da Júlia ao fundo


 



19/11/12: Com o natal chegando o Tivoli já está aberto com suas decorações e atrações natalinas, devo ir lá em dezembro com minha segunda família.


Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:05 2 comentários
quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Halloween no Tivoli

Não sei se falei em algum outro post, mas o Tivoli é um parque de diversões no centro de Copenhague. Fica em frente a estação de trem princi...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:05 2 comentários
domingo, 21 de outubro de 2012

Mini-cinema no Luiz


Eu, Dóris e Túlio fomos dormir na casa do Luiz no dia 19 do mês passado. A primeira família do Luiz tem um mini-cinema na própria casa e iríamos fazer uma maratona de filmes. Eles moram num bairro de Lyngby.

Chegamos lá de tardezinha e fomos no Netto comprar nossos suprimentos para a noite, só porcaria. Voltando pra casa dele fomos para onde íamos passar a noite, no mini-cinema. Aquele lugar é muito confortável e hyggeligt, começamos assistindo 'Hangover', ou "Se beber não case", mas na metade do filme a mor do Luiz nos chamou para jantar. A comida tava muito boa, conversamos com ela e ela foi muito legal conosco, lembro que comi bastante.

Acabando o jantar lá fomos nós de volta para o recanto e começamos a maratona 'Scary the movie' (Todo mundo em pânico), sou fã da série principalmente porque sou a pessoa mais idiota para rir.
Paramos de assistir de madrugada e continuamos conversando, exceto pela Dóris que entrou em estado de hibernação e ficamos eu, Luiz e Túlio conversando até as 4 e pouca da manhã. Dormi muito bem essa noite, já a Dóris...

Dóris, Luiz, eu e Túlio
No outro dia acordamos, tomamos café e discutimos sobre o que fazer naquele dia, dei a sugestão de irmos à um parque em Klampenborg gigante e muito bonito onde você pode ver os alces, veados e a casa de caça do antigo rei. O parque chama Jægersborg Dyrehave.
Kronborg Slot
Demos uma volta lá e vimos que ainda tínhamos tempo, então deu na telha e #partiu Helsingør, no extremo norte da Zelândia (Sjælland), fronteira marítima com a Suécia e onde fica o castelo de Hamlet, Kronborg Slot. Para ir pra Helsingør você pode pegar um trem na estação principal de Copenhague e a viagem dura cerca de 44 minutos.
Para ter uma noção do quão perto estávamos da Suécia: eu recebi uma mensagem da minha operadora me dão as boas-vindas à Suécia WTF

Helsingborg (Suécia) do outro lado do mar

E esse foi meu final de semana, não teve domingo porque eu apaguei aquele dia de cansaço.

Vi ses!!!!!!


Postado por Edmilson C. Melo Neto às 22:00 0 comentários
domingo, 21 de outubro de 2012

Mini-cinema no Luiz

Eu, Dóris e Túlio fomos dormir na casa do Luiz no dia 19 do mês passado. A primeira família do Luiz tem um mini-cinema na própria casa e ...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 22:00 0 comentários

Efterårs ferier (Férias de Outono)

As férias de outono aqui na Dinamarca ocorrem na semana 42, do dia 14/10 ao 21/10. Muitos intercambistas viajaram com suas famílias dinamarquesas mas eu fiquei por aqui e mesmo assim tive férias incríveis.

Patrick, o cara mais alto do mundo, Shania e eu na frente da loja do Guiness Book

Segunda-feira (15/10) fui a Copenhague com meus amigos gringos, Shania (EUA), Patrick (Canadá) e Ananya (Índia). Gosto muito quando saio com os gringos, além de eles serem bem legais posso melhorar minhas habilidades em inglês. Não fizemos muitas coisas nesse dia, só andamos na rua principal a maior parte do tempo e tomamos sorvete.

Luiz, Júlia, Túlio, eu, Weliton e Rafael

Terça (16/10) fomos em mais um programa cultural na busca de museus pela cidade. Estávamos eu, Júlia, Luiz, Túlio, Rafael e Weliton. O primeiro museu foi o Museu de Copenhague (Københavns Museum), onde estava tendo uma exposição sobre os imigrantes. É notável a primeira vista aqui na região de Copenhague a quantidade de imigrantes que tem por aqui, ou pelo menos descendentes, a maioria deles vêm de países do Oriente Médio, como Turquia e Irã. A exposição foi bem legal e era bastante interativa.
Buscamos a Paula na estação central e fomos para o museu de design (Designmuseum Danmark). O interessante desses museus aqui é que eles conseguem ser modernos e não-monótonos, o dia valeu muito a pena e quanto mais conheço Copenhague mais amo ela.


Quarta (17/10) foi dia de hygge, fomos eu, Júlia, Luiz e Túlio primeiro em um parque perto de Nørreport, o H.C. Ørstedsparken. Andamos o parque todo e depois nos sentamos para conversar num pier que dava para o lago daquele parque, um pouco de tardezinha fomos na estação central para buscar os intercambistas que moram na Jutlândia e que iam passar o final das férias por aqui, conversamos um pouco e Júlia tinha que levá-los para casa para organizar as coisas por lá, então levei o Túlio e Luiz para conhecerem o parque enorme que tem em Frederiksberg. Frederiksberg é uma parte residencial de Copenhague, eu gosto muito de lá. Não ficamos muito tempo e logo fomos cada um para seu destino: casa!

Luiz, eu, Helo, Arthur, Gabriel, Stefanie, Dóris, Túlio, João e Júlia
No outro dia (18/10) decidimos fazer um pique-nique no jardim do rei (Kogens Have), onde fica o castelo de Rosenborg (Rosenborg Slot), eramos vários aquele dia: eu, Heloísa, Stefanie, Júlia, Luiz, Gabriel, Arthur, Túlio, Dóris, João, Maida, Vitória e Alicia (a única gringa que tava no meio haha). Tínhamos ido antes no Netto comprar nossas comidas, lá o clima tava muito bom e teve uma hora que pude até tirar meu casaco (mas daí fez sombra, fiquei com frio e coloquei o casaco de novo).
Túlio e eu na cisterna
Esse foi um dos dias que mais fiz coisa aqui na DK, eu havia combinado com meu far que iria para a reunião do Rotary dele nesse dia, porque é o Rotary do Túlio e eles iriam para um museu em Frederiksberg, só topei, porque quero conhecer todo buraco de Copenhague e queria socializar também. O museu é subterrâneo e foi montado a partir de uma antiga cisterna, não é a toa que ele se chama Cisternene, como falei que os museus aqui na Dinamarca envolvem o moderno na maioria das vezes, não era diferente nesse museu, o que se tornou engraçado, porque as exposições não tem nada a ver com o museu, aquilo lá era como se fosse uma exposição de artes só que numa cisterna, mas até que achei legal, a ideia quebrava paradigmas. Fomos jantar num restaurante bem tradicional bem perto dalí, chamado Hansens Gamle Familiehave, comemos uma comida que não lembro o nome, mas é como um bacon.
eu, Maida, Vitória e Helo
Depois daquilo tudo eu iria para casa, mas falei com minha mor que os outros brasileiros queriam sair e que iam se encontrar logo mais no McDonald's de Nørreport, ela terminou deixando e lá fui eu me encontrar com eles. Terminamos indo mais uma vez no The Australian Bar e que noite foi aquela em! Energético com vodca estava grátis da hora que chegamos até as 23h e das 23h as 00h a cerveja era grátis. Não sei se já falei antes mas o Australian Bar são dois lounges, um que é totalmente um bar e o outro que é metade bar metade boate. Para minha surpresa advinha quem estava lá? O chairman do meu distrito aqui! Ele foi muito legal e conversou com a gente (apesar de não lembrar quem éramos). Voltei para casa não tão tarde porque não gosto de esperar o transporte público de madrugada, apesar de ser muito segura a cidade.


Postado por Edmilson C. Melo Neto às 19:56 0 comentários

Efterårs ferier (Férias de Outono)

As férias de outono aqui na Dinamarca ocorrem na semana 42, do dia 14/10 ao 21/10. Muitos intercambistas viajaram com suas famílias dinamarq...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 19:56 0 comentários
segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Les lanciers

WOOOOOOOOOOOOOOW, depois de um século volto a escrever aqui e em breve o blog estará 100% atualizado, tenho planos para isso.

Mas hoje vim só trazer só um vídeo que fiz no Gallafest que mostra a dança que temos que interpretar estando sóbrios ou bêbados. É parte de uma tradição de todos os gymnasiums da Dinamarca.


Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:20 2 comentários
segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Les lanciers

WOOOOOOOOOOOOOOW, depois de um século volto a escrever aqui e em breve o blog estará 100% atualizado, tenho planos para isso. Mas hoje vim...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:20 2 comentários
domingo, 14 de outubro de 2012

Semanas 40 e 41

Bem vindo à Dinamarca, onde se combina as coisas com base nas semanas.
As semanas 40 e 41 foram a do começo do mês e a da semana passada e o que aconteceu nesse tempo todo?

Reencontrando Hannah!
No final de semana(28, 29 e 30/10) eu tive minha amiga alemã, que foi intercambista em João Pessoa ano passado, na minha casa aqui, foi muito estranho ter uma pessoa da minha vida brasileira no meio da minha vida de intercambista! Busquei ela na estação de Høje-Taastrup e fomos para casa onde jantamos a noite e no outro dia fomos para Copenhague, que ela ainda não conhecia e eu fui dar de guia hahahaha
Hannah, eu e Vanessa no Café Brasil
A primeira parada era o Nyhavn só que caiu um pé d'água e ficamos completamente molhados, depois nos encontramos com outros brasileiros e fomos para a famosa Christiania. Mas a melhor parte ficou para de noite: fomos num restaurante brasileiro matar as saudades! Fomos eu, ela e Vanessa (minha companheira de Caruaru). Tomar guaraná e comer coxinha, feijoada, picanha e farofa não tem preço.

Den lille havfrue
Já no domingo, veríamos se nossa programação com outras duas intercambistas que tinham feito intercâmbio perto de onde eu moro no Brasil daria certo, mas como não deu, eu improvisei uma ida a Pequena Sereia (Den lille havfrue), a estátua da personagem da história de H. C. Andersen e adaptada pela Disney para o público infantil.

A casa de caça
Na terça(2/10) fui com minha terceira værtsfamilie (estou começando a impor mais o dinamarquês na minha vida) num parque em Klampenborg, norte de Copenhague. O parque era muito bonito e tinham vários alces por lá, a paisagem era realmente incrível e pude ver a casa de caça do rei (quando costumava-se ter um haha).
A gente teve o momento "hyggeligt" tomando um chocolate quente e comendo torta num café que tinha no parque e a melhor notícia de todas é que eles me disseram que se fossem esquiar esse inverno eles me levariam, torcendo desde agora, mas não posso criar expectativas nenhuma. Jantamos juntos depois de conhecermos um parque em Frederiksberg, muito bonito por sinal. Por fim fomos a minha terceira casa onde conheci a cadela que vou ter e meu futuro quarto. Tomamos chá e sorvete enquanto assistíamos TV.

Quinta-feira(3/10) fiz uma apresentação na aula de inglês e fiquei muito feliz sendo útil uma vez na escola. Falando na minha aula de inglês, é muito engraçado como a aula parece mais American History do que aula de inglês mesmo, mas eu gosto muito porque consigo entender.

Eu, Amanda, Vitória e Rafael
Sexta(4/10) "hygguei" com Maida, Amanda, Vitória e Rafael (da YFU, tem intercambista de tudo quanto é organização aqui) de tarde e de noite fui no Puls Bar com 3 oldies, o Tulio e o Rafael, foi bem divertido, a balada não é das melhores mas a gente faz tudo ficar bom, ficamos lá até umas 3 e fomos encontrar um oldie da argentina bem legal. Na hora de voltar para casa o melhor aconteceu, lá estava eu na estação de trem de Norreport esperando meu trem que dizia demorar 45 minutos para chegar, tudo bem, paciente esperei. Quando faltavam 5 minutos meu trem desapareceu da lista lá e eu fiquei sem saber o que fazer, esperei mais 5 minutos para ver se o trem chegava e nada. Resolvi perguntar porque nessa hora todos os trens da lista haviam desaparecido e tinha um aviso dizendo algo como "não carregando passageiros", a mulher só conseguiu me dizer que às vezes aquilo acontece e que era pra eu esperar 5 minutos, esperei mais e nada, decidi olhar no site o trem, havia um saindo em 30 minutos da estação central, a 1 quilômetro dalí, subi as escadas da estação e perguntei pra um homem que direção eu deveria ir pra chegar na estação central, ele riu da minha cara, apontou pro lugar e disse que era longe. Só corri. Cheguei na estação 5 e alguma coisa da manhã e o trem chegaria em 10 minutos, passaram 10 minutos e nada, a mulher no microfone falava que havia um saindo de outra plataforma só que não entendi direito e ignorei, mas fiquei com muita raiva quando vi ele saindo da outra plataforma, esperei mais um pouco e duas colegas minhas de sala apareceram e me ajudaram a pegar o trem, esperamos muito e uma delas perguntou o que estava acontecendo, um cara tinha se jogado na frente do trem. Terminou que conseguimos pegar o trem e cheguei em casa pouco mais de 6 da manhã, cansado e querendo dormir.

No sábado(6/10) acordei bem tarde e só deu tempo de usar o computador um pouco até a Charlotte, minha segunda mor ir me buscar para me levar para a casa dela, onde eu ia jantar. Para a minha felicidade descobri que eles também tem um cachorro, grande e dócil. Conversamos bastante no caminho e vi o quanto vou gostar de ficar com eles quando mudar de casa. Chegando lá conversamos, Anders (far) contou uma história sobre a primeira guerra mundial e eles foram incrivelmente legais só falando inglês, o que me fez entender tudo! O jantar estava muito muito bom e tivemos sorvete de sobremesa, o que não é novidade quando se está na Dinamarca. Depois do jantar jogamos Bloqus, eu, Charlotte, Anders e Jesper, meu bror mais novo na segunda família. Falando em jogos, eles tem uma coleção enorme de jogos de tabuleiro. Ajudei o Anders a fazer uns doces que ele iria fazer para os colegas de trabalho dele, já que ele iria mudar de emprego, infelizmente eram de Salmiaki, uma espécie de lakrids e que eu não simpatizo muito com, mas experimentei.

Bom porém caro
Acordei no domingo(7/10) com febre, dor de cabeça e garganta e assim fiquei pelos próximos dois dias, de cama, literalmente. Começaram a comercializar Guaraná em todos os 7-elevens da DK a partir da segunda(8/10). Terça-feira(9/10) tínhamos combinado de todos irmos para a casa de Alicia (EUA) para fazer um bolo para nossa professora do sprogskole que faria aniversário e que merecia muito. Quando chegamos na casa da Alicia ela tinha recebido uma caixa da família americana dela e então fomos abrir enquanto a família dinamarquesa dela preparava o jantar pra depois termos a cozinha livre para nós.
Dotes culinários
O bolo terminou que ficou um sucesso e devoramos tudo no outro dia na aula de dinamarquês. Infelizmente não deu pra eu chegar antes e fazer surpresa para Kirsten porque tive que provar minha roupa pro Gallafest da minha escola, mas mesmo assim ela ficou super feliz. Dei um cd de Ivete Sangalo para ela e ela achou um máximo.
Fui pra reunião do Rotary à noite e a comida tava muuuuito boa, conversei um pouco em dinamarquês e interagi com uns rotarianos. Tivemos uma palestra sobre uma mulher que era do partido contrário ao que o pessoal do meu clube estava de acordo, ela falou algo do Brasil que eu não entendi.



Quinta(11/10) era dia do Gallafest, fui até Lyngby pegar sapatos emprestados com o Fuck, me arrumei e esperei dar a hora pra me encontrar com minha parceira de dança, a Sofie, na estação, chegamos na escola, eu havia esquecido meu ingresso, mas consegui entrar de boa, a festa estava bem animada mas eu estava por fora, não tinha com quem ficar na festa, mas na hora da dança "Les Lanciers" me diverti muito e depois fui tirar uma foto com a Sofie que ainda não saiu.

Luiz, Vanessa, eu, Vitória e Amanda na frente do Operæn (Opera House de Copenhague)  durante a noite cultural

Sexta(12/10) tinha Kulturnatten em CPH e pagando somente 90 coroas podiamos ir em três pontos turísticos que quiséssemos, fomos no Opera House, Planetário e Zoológico. Valeu muito a pena e todos os lugares eram muito bonitos. Fechamos a noite indo num afterparty que também estava incluso no pacote, mas ao chegarmos lá nos decepcionamos porque a festa era meio alternativa. Desistimos de ficar lá, fomos para a estação, eu comi umas porcarias e depois peguei o trem pra casa com Vitória, Amanda, Alicia e suas duas amigas dinamarquesas.

Peter(dinamarquês), eu, Lila, Amanda e Cláudia
Sábado(13/10) estava naquele dia preguiçoso até tomar coragem e ligar pro pessoal pra saber qual era a programação, fui pra Copenhague e dei sorte de conseguir entrar no A-bar, no começo tava bem desanimado mas quando chegou 00h ficou muito legal e divertido. Fiz um amigo dinamarquês que podia entender quando eu falava umas frases em dinamarquês e conversamos sobre intercâmbio, ele disse que tinha feito intercâmbio nos EUA. Conheci três outras oldies, a Cláudia, que é do meu distrito no Brasil, Bárbara e Lila (AFS). Voltei pra casa relativamente cedo que é pra compensar aquele dia que cheguei 6 e pouca da manhã.

Agora estou nas minhas férias de outono (efterårs ferier) por essa semana toda, que é a famosa semana 42 entre os intercambistas aqui!

Vi ses!!!!
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:32 2 comentários
domingo, 14 de outubro de 2012

Semanas 40 e 41

Bem vindo à Dinamarca, onde se combina as coisas com base nas semanas. As semanas 40 e 41 foram a do começo do mês e a da semana passada e ...
Postado por Edmilson C. Melo Neto às 20:32 2 comentários